Renascer é preciso

0

*Érico Rodrigues

Renascimento é uma palavra criada na Idade Média, termo este inventado para cunhar uma época onde a visão teocêntrica deu lugar a um ponto de vista onde o homem era o centro do Universo.

Em algum momento na vida, seja na de um país, uma organização ou de uma pessoa, é necessário renascer. Sem medo. E o Brasil necessita de um renascimento profundo, em todas suas bases, políticas, econômicas e sociais. Afinal, o que é um país senão uma sociedade?

Enquanto na China notícias de investimentos em infraestrutura e reformas tributárias chegam, aqui em terras tupiniquins, onde a urgência dessas ações já está extremamente atrasada, nada acontece. Muito dessa estagnação acontece devido ao vai e vem da política: governo tentando, de qualquer forma, se manter no poder, oposição somente querendo tirar o governo atual do poder.

Investidores estão com medo. Os que temem um ambiente como o que estamos vivendo, a chamada tempestade perfeita, investidores em longo prazo, que geram empregos e arrecadação de impostos, ficam aterrorizados em investir em um lugar que pode explodir a qualquer momento. E um ambiente econômico assim é um prato cheio para especuladores, vide a bolsa de valores e dólar americano. Presidente Dilma vai sofrer impeachment, bolsa sobe, e muito. Dólar cai. Nessas últimas semanas o governo atuou para segurar o câmbio, procurando deixar o real relativamente em alta desvalorização, para favorecer as exportações. Outro erro, pois o câmbio tem de ser flutuante e o dólar mais baixo ajuda no combate à inflação.

Para o mês de março houve a maior redução mensal do valor do dólar em 13 anos; redução de 10%. Isso tudo devido à expectativa de cai ou não cai do governo atual.  Analistas econômicos já não podem prever mais nada, ninguém em sã consciência pode prever o que vai acontecer em nosso país.

Mas é chegado o momento de renascer. Impeachment, continuação do governo atual, novas eleições. Está na hora de decisões serem tomadas. Não se pode mais suportar um congresso, um governo que só pense em sua governabilidade. Que a Polícia Federal continue com sua total autonomia para investigar a todos, sem exceção. Acredito e muito que a Lava Jato trará, em longo prazo, importantes conquistas também para a economia do país, mostrando que a corrupção deve ser combatida e que é uma das maiores pragas em qualquer sociedade.

Falando em renascimento, para meu próximo texto estaremos eu e minha amada esposa em terras geladas. Estamos fazendo o investimento de nossas vidas indo para o Canadá, onde cursarei uma pós-graduação na área de planejamento financeiro. Porque renascer é preciso, e faz parte da vida.

*Formado em administração pela Universidade Tuiuti do Paraná com MBA em Controladoria e Finanças, cursada na Estação Business School. Tem mais de 15 anos de experiência na área de finanças e controladoria, atuando principalmente na gestão de controladoria financeira de empresas mundiais no setor de óleo e gás. Já viveu fora do país e, devido ao seu trabalho, está em constante contato com a economia mundial e cotações de moedas de diversos países como Estados Unidos, Noruega, Tailândia, Hungria, Colômbia e Argentina.