Fleety propõe solução para a mobilidade urbana

0

Plataforma permite a um proprietário de veículo alugar seu carro durante o período em que ele ficaria parado gerando despesas

O Fleety, primeira empresa de compartilhamentos de veículos da América Latina, conecta pessoas que precisam de um carro e aqueles que têm um parado na garagem, possibilitando assim, o consumo inteligente do automóvel. Baseados no princípio da economia colaborativa, o objetivo do Fleety é otimizar a vida das pessoas ao transformar o compartilhamento de objetos em negócio: se você tem algo e não está usando, pode emprestar para quem precisa e ser remunerado por isso.

O compartilhamento também é um ponto focal na mobilidade urbana, já que a plataforma não incentiva o uso do carro como único meio de transporte, mas sim a integração entre diferentes modais.

Para utilizar os serviços do Fleety basta se cadastrar na plataforma online. Os valores para alugar os veículos variam entre R$ 5,00 e R$ 50,00 a hora, desde veículos populares até os mais luxuosos. O pagamento é realizado por cartão de crédito e evita, dessa forma, a inadimplência. A empresa cobra uma taxa de até 20% sobre o valor das transações, que incluem assistência 24 horas e seguro sobre roubo, morte, invalidez e colisões. Portanto, os proprietários não precisam acionar seus seguros particulares caso haja alguma avaria.

O Fleety desenvolveu uma série de mecanismos para garantir a segurança e confiabilidade no aluguel de veículos. Para alugar um automóvel no Fleety, é preciso preencher no seu cadastro o número da CNH. Antes de liberar o cadastro, o Fleety verifica as informações com o Detran, para ter certeza de que a permissão para dirigir está válida e que a pessoa está apta a participar da rede.

No caso dos proprietários de veículos, o primeiro passo ao cadastrar o carro é preencher o código RENAVAM. Este número gera o histórico do veículo, com informações como suas características, dados sobre o proprietário e também as multas. O Fleety confere o código do carro com os dados do Denatran e só libera o aluguel se o veículo estiver livre de qualquer problema.

A plataforma incentiva a comunicação entre os membros da rede e, por isso, motoristas e proprietários podem e devem conversar para acertar todos os detalhes do processo de locação via chat disponível no site. Desde o local e horário onde o veículo será retirado e devolvido, até o quanto de gasolina deve ser resposta no veículo.

Após a utilização dos serviços do Fleety, o motorista é convidado a avaliar o proprietário do veículo e as informações geram um ranking no próprio site. Dessa forma, é possível que outros motoristas consigam ter mais informações para próximas transações.

Os serviços do Fleety estão disponíveis em Curitiba e São Paulo. São mais de oito mil usuários e mais de 600 veículos cadastrados em todo o país. Para saber mais sobre a plataforma, acesse: www.fleety.com.br.

Sobre o Fleety – O Fleety é a primeira empresa de compartilhamentos de veículos da América Latina. O projeto está em curso desde setembro de 2014 na capital paranaense. Em fevereiro de 2015, os serviços chegaram a São Paulo e a startup foi uma das quatro empresas escolhidas para o segundo ciclo de aceleração da Abril Plug and Play, aceleradora de startups criada pelo Grupo Abril em parceria com a norte-americana Plug and Play Tech Center. Atualmente, são mais de oito mil usuários e mais de 600 veículos cadastrados em todo o país. Para saber mais sobre como utilizar o Fleety, acesse o site: www.fleety.com.br.