80 indicações de filmes (bons e ruins) para assistir em 2016

0

Quem me conhece sabe que sou cinéfila assumida. Vício este que leva meu marido e a mim, quatro vezes ao cinema no mesmo final de semana, quando filmes bons estreiam. Cheguei a escutar da minha mãe: “poxa vida, ligo para você no final de semana, você está no cinema, ligo na sexta à noite, você está entrando no cinema, se ligo no sábado, você está saindo do cinema”. Pois é.

Embora o ano de 2015 tenha sido tomado por seriados vistos em conjunto (sempre assistimos aos filmes e seriados juntos, eu e o maridão – menos The Walking Dead, que eu abro mão completamente por ter ficado traumatizada quando zumbis comedores de carne atacaram um cavalo e o devoraram logo nos primeiros episódios), assistimos cerca de 80 filmes, bons e ruins, que podem ocupar os finais de semana chuvosos ou aquele dia que você não tem nada pra fazer.

Com certeza o meu “The Best Of 2015” vai para o filme que, na minha opinião, deveria ter ganho o Oscar no ano passado: Jogo da Imitação. O filme é a biografia de Alan Turing, gênio, matemático, praticamente o inventor do computador e homossexual. O longa aborda a inteligência espetacular de Turing e também a perseguição aos gays que fez com que ele fosse processado por sua orientação sexual no inicio da década de 1950. Ele teve que escolher sua sentença: castração química ou prisão. Acabou ficando com a primeira. O filme é extremamente bem produzido e a atuação Benedict Cumberbatch está impecável.

Ainda na linha dos indicados ao Oscar do ano passado, recomendo A Teoria de Tudo, Selma, Para Sempre Alice e Birdman. O Clã (filme argentino baseado em fatos reais), a Dama Dourada e Labirinto de Mentiras também merecem ser vistos e apreciados.

Outro filme que marcou, para mim, foi Sentimentos que Curam. O longa conta a história de Cameron (Mark Ruffalo), que é maníaco-depressivo e Maggie (Zoe Saldana) que se envolveu com ele. O casal teve duas filhas, mas os constantes colapsos nervosos dele fizeram com que eles se separassem. Depois, ela resolve fazer um curso de especialização em Nova York, com duração de 18 meses. A saída para que o plano dê certo é que Cameron deixe o hospital psiquiátrico e volte a morar em casa, cuidando das garotas, com Maggie visitando o trio aos finais de semana.

Na linha blockbusters que merecem destaque (sim, virei fã e mordi a língua, pois eu não gostava), começo, com certeza absoluta, por Star Wars – O Despertar da Força. O filme é genial. Costumo sempre falar: Disney é Disney e ponto. No quesito entretenimento, efeitos especiais e histórias da terra do faz de conta, não tem pra ninguém. Vimos duas vezes este filme no cinema. E, além disso, fiz meu marido assistir comigo todos os outros seis filmes, que eu não gostava e passei a gostar muito. Minions, Cinderela e Operação Big Hero também são ótimas opções para distrair.

E vamos lá, o meu prêmio Framboesa de Ouro vai para alguns: A Forca, Maze Runner, Jogos Vorazes, Mad Max: A Estrada da Fúria e Mortdecai. Pausa para: difícil falar que um filme com o Johnny Depp é ruim, mas Mortdecai é horrível, péssimo e asqueroso. A Forca é um terror que promete muita coisa, mas não entrega nem a metade. Já Maze Runner impressionou no primeiro filme e ficou completamente sem emoção e enredo no segundo. Jogos Vorazes estraga com o final, parecendo conto de fadas, só faltou o “foram felizes para sempre”.

E ah, Mad Max. Ele só está concorrendo com 10 indicações em 2016 ao Oscar. Não gostamos, nem eu e nem o meu marido. Achamos violento demais, sem uma história a ser contada. O filme só merece ganhar efeitos especiais, o restante é completamente descartável.

Abaixo coloco a minha lista de filmes vistos e também seriados.

2015

NETFLIX/LOCADORA

O Candidato Honesto
Palavras e Imagens
O Capital
Chef
O Melhor Lance
Magia ao Luar
Presa na Escuridão
O Homem Mais Procurado
Última Viagem a Vegas
Whiplash
Palavrão
Livrai-nos do Mal
A Fantástica Fábrica de Chocolates
Escape from Alcatraz
O Abutre
Ted
Um Ato de Liberdade
Forrest Gump
Senhor das Armas
Deus Não Está Morto
O Voo
Sem Limites
As Aventuras de Tintin
Azul é a Cor Mais Quente
Meu Malvado Favorito
Leningrado
O Silêncio dos Inocentes
Seven
Star Trek
28 Dias Depois
Preciosa
Meu Malvado Favorito 2
O Grande Truque
O Assassinato Sem Culpa
A Informante
Hotel Ruanda
Salt
Ridiculous 6

SERIADOS

Sense 8
House
House of Cards
Orange is The New Black
Sherlock
O Demolidor
Jessica Jones
Breaking Bad
The Walking Dead
Narcos

CINEMA

Operação Big Hero
O Jogo da Imitação
Grandes Olhos
Sniper Americano
Selma
Birdman
A Teoria de Tudo
Corações de Ferro
Mortdecai
Para Sempre Alice
Cinderela
Não Olhe Para Trás
Vingadores
Mad Max: A Estrada da Fúria
A Incrível História de Adaline
Tomorrowland
Jurassic World
Minions
Exterminador do Futuro
Homem Formiga
Sentimentos que Curam
A Forca
Jogada de Mestre
Missão Impossível: Nação Secreta
Homem Irracional
A Dama Dourada
Maze Runner
Everest
Ponte dos Espiões
Aliança do Crime
007 Contra Spectre
Star Wars
O Clã
Jogos Vorazes
Labirinto de Mentiras